Verificado: Segmento de verificação de fatos sobre proteções do espaço aéreo presidencial dos EUA filmado em Nova Jersey, não na Antártica

Apurado pelo site Reuters

Um segmento de notícias demonstrando os procedimentos em vigor para proteger o espaço aéreo presidencial dos EUA está circulando com a falsa alegação de que mostra proteção militar contra aqueles que tentam sobrevoar a Antártida. Nas redes sociais, persistem as teorias da conspiração de que os EUA ou outros governos estão escondendo segredos na Antártica.

O vídeo abre com um jornalista caminhando ao lado de uma pequena aeronave, dizendo: “Vamos voar para aquela zona de exclusão aérea e vamos ver como a Guarda Nacional faz isso”.

O texto impresso no vídeo diz: “Isto é o que acontece quando você tenta cruzar a Antártida” .

A Reuters rastreou o vídeo a um segmento do NBC News Today Show carregado no YouTube em julho de 2017 sobre como a Guarda Aérea Nacional protege o espaço aéreo presidencial (bit.ly/3DCBTRr).

O relatório demonstrou os procedimentos em vigor para quando uma aeronave não identificada entra temporariamente em espaço aéreo restrito durante um evento ou visita presidencial…

Veja a apuração completa no site Reuters