Apurado pelo site Snopes
Quando o presidente eleito Donald Trump nomeou Robert F. Kennedy Jr. para liderar o Departamento de Saúde e Serviços Humanos em novembro de 2024, muitas pessoas revisitaram suas opiniões polêmicas anteriores sobre saúde.
Uma dessas opiniões envolveu sua suposta proposta de enviar viciados em drogas para “fazendas de bem-estar” em áreas rurais, onde eles trabalhariam e tentariam acabar com seu vício. Algumas postagens online alegavam que eram “campos de trabalho”.
(Usuário X @IvoVegter)
Postagens fazendo a alegação também circularam antes da eleição, incluindo uma postagem viral no Reddit em outubro de 2024 que detalhou como Kennedy propôs ajudar as pessoas a “pararem” de tomar medicamentos psiquiátricos, incluindo antidepressivos. Algumas postagens nas redes sociais zombaram das supostas fazendas de bem-estar no verão de 2024, quando Kennedy ainda estava concorrendo à presidência como candidato independente.
Kennedy de fato fez comentários propondo “fazendas de bem-estar” como uma solução para várias formas de dependência de drogas, embora ele tenha alegado mais tarde que a mídia deturpou e distorceu suas palavras. No entanto, as imagens de vídeo mostram que ele fez a declaração acima, acrescentando que as pessoas que compareceram poderiam parar de tomar medicamentos psiquiátricos “se quisessem”. Ele não indicou que alguém seria coagido a ir. Como tal, classificamos essa alegação como uma mistura de verdadeiro e falso.
Em 16 de julho de 2024, Kennedy apareceu no “Latino Capitalist”, um podcast conservador. Ele descreveu suas várias propostas de políticas, incluindo a de reabilitação de drogas que reproduzimos abaixo. Ele começou discutindo como queria taxar os dispensários de maconha e usar esse dinheiro para “fazendas de bem-estar” (ênfase nossa):..
Veja a apuração completa no site Snopes