Apurado pelo site E-Farças
Nem a Mãe Natureza foi poupada das fake news em 2024! Vamos relembrar algumas das notícias falsas que circularam em 2024 nessa retrospectiva!
Assista ao resumo dessa matéria em vídeo:
♬ som original – Gilmar Lopes – Gilmar Lopes
Em agosto de 2024, checamos a alegação de que o governo chinês estaria plantando árvores no deserto para acabar com a seca da região.
O projeto de plantio de árvores no deserto da Mongólia é antigo, iniciado nos anos de 1950 pelo governo chinês, numa tentativa de diminuir os estragos causados pelas tempestades e pelas areias que assolam as fronteiras entre China e Mongólia.
Só que especialistas confirmam que a ideia inicial, que era a de plantar uma única espécie de árvore, não ajudou e pode até ter estragado o ecossistema local, visto que no deserto também há vida.
Verificou-se também que apenas 15% do que é plantado sobrevive naquelas condições. Ou seja, muito mais erro do que acerto, mesmo com o avanço das tecnologias de plantio.
Ou seja, uma baita furada!
E esse caso que voltou com força em julho de 2024, sobre o urso albino Joey, que teria sido levado diversas vezes para o Polo Norte, após ser confundido pelos biólogos com um urso polar!
Para começo de conversa, é impossível um especialista confundir um urso polar com um urso pardo albino. As espécies são muito diferentes, como o focinho, formato do corpo, das patas, etc…
Veja a apuração completa no site E-Farças