Verificado: Remigio Ceballos: Desmontamos o autodenominado Trem Aragua

Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪

Por Karla Maria Torres 

Em 20 de setembro de 2023, as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) assumiram o centro penitenciário de Aragua, mais conhecido como Tocorón, berço da mega gangue criminosa “Tren de Aragua”. Mais de 11 mil agentes entraram e neutralizaram cerca de 5.500 presos , segundo relatos documentais. 

A tomada militar da prisão de Tocorón deixou 1 policial morto e a apreensão de drogas, dispositivos de comunicação, armas, munições, explosivos e até animais que faziam parte de um zoológico interno, disseram as autoridades. 

Segundo relatos jornalísticos, a prisão teria se tornado uma espécie de cidadela onde os presos viviam com suas famílias e de onde atuava a referida quadrilha criminosa.

Neste contexto, no dia 23 de setembro, o Almirante-Chefe Remigio Ceballos, atual Ministro das Relações Interiores, Justiça e Paz da Venezuela, fez um balanço da segunda fase desta “grande operação militar” e observou a este respeito que:

“Temos o controle total desta prisão e desmantelamos completamente o autoproclamado antigo Trem Aragua, temos 88 pessoas detidas até o momento, que fornecem dados de interesse criminalístico muito importante. Todos os membros desse grupo. “Desmantelamos um grupo criminoso que se dedicava a cometer crimes de todos os tipos, mas principalmente sequestros, tráfico de drogas, tráfico de pessoas, homicídios e muitas extorsões”…

Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪