Verificado: ‘Rapazes nigerianos’ apanhados com 1,6 milhões de dólares roubados na fronteira entre Gaza e Egipto? Não, fotos de suspeitos de crimes cibernéticos presos na Índia

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO : A fronteira entre Gaza e o Egito está praticamente fechada desde o início da guerra Israel-Hamas, não há notícias do incidente e as fotos dos supostos suspeitos mostram, na verdade, homens presos na Índia meses atrás.

“Os nigerianos estão vivendo em Gaza?” um homem no vídeo diz e ri. “Então, estes dois rapazes nigerianos foram presos… enquanto tentavam atravessar de Gaza para o Egipto com dinheiro roubado… Roubaram 1,6 milhões de dólares da sua chefe palestiniana em Gaza.”

Ele prossegue dizendo que “segundo relatos”, os dois nigerianos trabalhavam numa fábrica em Gaza. Quando a guerra Israel-Hamas começou, eles invadiram a fábrica, roubaram o dinheiro e tentaram fugir para o Egito.

Israel , um país do Oriente Médio, declarou guerra aogrupo militante Hamas em 8 de outubro. O Hamas controla a Faixa de Gaza , um território estreito que fica principalmente dentro de Israel, mas faz fronteira com o Egito a sudoeste. O seu povo é maioritariamente palestiniano .

Um dia antes da guerra ser declarada, o Hamas lançou um ataque surpresa contra Israel a partir de Gaza…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦