Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
“Este vídeo é real ou falso?” vários leitores perguntaram recentemente sobre o Africa Check, referindo-se a um vídeo que mostrava uma política queniana deitada nua na cama.
Anteriormente, outros leitores nos enviaram um vídeo pretendendo mostrar uma popular influenciadora queniana fazendo sexo com um homem não identificado.
Mulheres hipervisíveis, como jornalistas e políticas, são muitas vezes vítimas de abuso sexual digital. É uma tentativa de minar sua posição social e envergonhá-los, o que, por sua vez, pode silenciá-los e desencorajar sua participação ativa online e offline.
Imagens e vídeos íntimos vazados são frequentemente chamados incorretamente de “pornografia de vingança”. Mas isso implica que as vítimas cometeram um dano original pelo qual o perpetrador deve ser punido, e que o material foi publicado com consentimento para consumo em massa. Para ser claro, compartilhar tal conteúdo é abuso e violência sexual .
Um estudo de 2021 da União Interparlamentar e da União Parlamentar Africana descobriu que quase 50% das mulheres parlamentares na África foram alvo de ataques sexistas online…