Verificado: Propaganda eleitoral fraudulenta: um flagelo sem fim…

Apurado pelo site Radio Canada 🇨🇦

Apesar das políticas rígidas da Meta para proteger a integridade das eleições, os fraudadores conseguiram facilmente distribuir anúncios contendo a imagem e o nome de figuras políticas importantes, violando os termos de uso da rede social.

A publicação ultrapartidária no Facebook não poderia ter deixado mais claro: o primeiro-ministro cessante e líder do Partido Liberal do Canadá, Mark Carney, venceu facilmente o debate dos líderes do partido federal na semana passada contra seu rival, o líder conservador Pierre Poilievre.

Poilievre desmascarado: Carney esclarece tudo. Não foi apenas um debate, foi um acerto de contas. Carney destruiu completamente Poilievre , diz a postagem, junto com uma foto dos dois líderes. Nos comentários, os canadenses estão furiosos, discutindo se Carney realmente venceu Poilievre no debate.

No entanto, esta publicação não é a opinião de um partidário nem a análise de um colunista político. Na verdade, é um anúncio transmitido no Facebook. Um anúncio que, de acordo com os termos de serviço do Meta, que supostamente protegem a integridade das eleições, não deveria existir.

E como se não bastasse, ele direciona o usuário para um golpe de criptomoeda.

Se você passou algum tempo nas redes sociais ultimamente, provavelmente viu uma infinidade de anúncios como esse. Eles apresentam um líder partidário ou uma figura pública que afirma ter inventado uma nova maneira de fazer investimentos lucrativos. Às vezes, alega-se que a pessoa em questão foi presa por revelar seu segredo ou que foi vítima de violência…

Veja a apuração completa no site Radio Canada 🇨🇦