Verificado: Programa ‘YouTube Recompensas’ não existe; posts tentam aplicar golpe

Apurado pelo site UOL Confere

São falsos os vídeos que divulgam uma suposta ferramenta do YouTube que premia usuários por responder perguntas. As publicações usam a imagem manipulada da influenciadora Deolane Bezerra para divulgar um golpe.

A iniciativa “YouTube Recompensas” não existe, conforme explicou a assessoria de imprensa do Google, responsável pela plataforma.

Vídeo usa imagem e voz da influenciadora Deolane Bezerra para divulgar uma suposta nova ferramenta do YouTube.

Segundo o post, usuários poderiam ganhar até R$ 10 mil por semana após responder pesquisas na plataforma.

Programa “YouTube Recompensas” não existe. Ao UOL Confere, a assessoria de imprensa do Google disse que usuários devem ficar atentos para evitar golpes e fraudes. O que existe é a iniciativa “Google Recompensa sua Opinião” (aqui), que premia em forma de créditos na Google Play Store, sem cobrança de taxa (aqui).

Vídeo é manipulado; imagem original é de podcast. É possível observar que a gravação foi alterada pela forma mecânica e acelerada da voz da influenciadora. Além disso, uma busca no Google (aqui) exibe imagens da participação de Deolane no “011 Podcast” em junho de 2021. O cenário e a roupa da influenciadora são os mesmos do usado no vídeo manipulado (aqui)…

Veja a apuração completa no site UOL Confere