Apurado pelo site Snopes
A igualdade de género no desporto é um campo historicamente repleto de obstáculos, mesmo no século XXI, desde batalhas legais sobre igualdade de remuneração até preocupações sobre sexismo e acesso . Somente na década de 1970 a legislação federal proibiu a discriminação sexual em alguns esportes. Preparar o caminho para o envolvimento com identificação feminina nos esportes trouxe seus próprios obstáculos e dificuldades.
Um desses obstáculos que impedia o envolvimento das mulheres no atletismo estava centrado na anatomia: os seios. (Acontece que isso continua a ser um problema para as adolescentes.) Algumas postagens nas redes sociais e afirmações on-line sugeriram que os inventores procuraram remediar o problema criando o primeiro sutiã esportivo, que foi feito “costurando duas tiras atléticas juntas, “incluindo a postagem do Reddit abaixo, que recebeu mais de 8.900 votos positivos no momento da redação deste artigo.
Melinda Machado , diretora do Escritório de Comunicações e Marketing do Museu Nacional Smithsonian de História Americana , encaminhou Snopes para a exposição “ Change Your Game ”, que apresenta invenções e tecnologias que “podem fazer a diferença entre a vitória e a derrota”.
Um dos objetos em exposição é um protótipo do chamado “Jogbra” da década de 1970, que reflete o “boom do fitness numa época em que as mulheres tinham poucas opções de roupas esportivas”.
O Jogbra foi o primeiro sutiã esportivo patenteado, inventado por três mulheres que costuraram cintas atléticas. Esta afirmação é verdadeira…
Veja a apuração completa no site Snopes