Verificado: Presidente Alberto Fernández e a promessa: ‘Ajudarei a crescer as exportações’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

A gestão de Alberto Fernández apresentou um ligeiro crescimento nas exportações totais entre 2019 e 2023. No entanto, este aumento deveu-se ao aumento dos preços internacionais, que não dependem de políticas locais. As quantidades vendidas diminuíram face a 2019.
A gestão do ex-presidente apresentou um ligeiro aumento nas exportações totais entre 2019 e 2023, anos em que começou e terminou o mandato da Frente de Todos.

No entanto, este aumento deveu-se ao aumento dos preços internacionais, que não dependem de políticas locais. As quantidades vendidas diminuíram face a 2019.

O governo nacional implementou políticas para promover a exportação de recursos primários, mas os resultados esperados não foram alcançados.

No primeiro debate presidencial realizado em 2019, o então candidato da Frente de Todos e ex-presidente da Nação Alberto Fernández destacou que durante a sua gestão iria “ajudar a crescer as exportações porque precisamos de dólares”. Depois de terminar o seu mandato, esta promessa “não foi cumprida”.

Segundo dados oficiais, no final de 2019, a Argentina exportou um total de 65.116 milhões de dólares. Ao final de 2023 , as exportações totalizaram US$ 66.592 milhões, ou seja, um ligeiro crescimento de 2,27%…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷