Verificado: Post manipula vídeos para insinuar que Lula foi vaiado em Alagoas

Apurado pelo site UOL Confere

Um vídeo que circula nas redes sociais engana ao insinuar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado durante um evento em Alagoas.

Os posts desinformativos usam imagens de dois discursos diferentes de Lula, retiradas do contexto original e editadas para dar a entender que ele foi hostilizado em um mesmo evento.

O primeiro vídeo mostra a reação do presidente após uma pessoa desmaiar na plateia em Alagoas. No segundo, o petista reclama das vaias direcionadas a Raquel Lyra (PSD), governadora de Pernambuco, e não a ele.

O que diz o post

Na sequência, Lula diz: “Enquanto vocês estavam vaiando, vocês estavam me vaiando”. Assim que o petista começa a falar, ouvem-se vaias vindas da plateia. A frase “Lula é humilhado” completa a postagem.

Posts misturam cenas de dois eventos diferentes. Por meio de uma busca reversa, é possível identificar que o vídeo utilizado pelas peças desinformativas reúne cenas da participação de Lula em dois eventos distintos. O primeiro foi realizado em maio de 2024 na cidade de São José da Tapera (AL). O segundo foi registrado em Recife em março de 2023. Ambos foram recortados e retirados do seu contexto original…

Veja a apuração completa no site UOL Confere