Apurado pelo site UOL Confere
O presidente Lula não aparece em um vídeo desprezando a bandeira do Brasil, enquanto exalta a bandeira do PT, como sugere publicação distorcida no Facebook. Na verdade, o petista criticava o uso político do símbolo nacional, feito pelo então candidato a presidente Jair Bolsonaro (PL).
O UOL Confere considera distorcidos conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
No trecho destacado, de apenas 12 segundos, Lula afirma: “Ele utiliza essa bandeira porque ele não tem o orgulho que eu tenho de dizer: ‘esse é o meu partido'”.
“VERGONHA DO MOMENTO TRÁGICO QUE VIVEMOS NO NOSSO BRASIL. MEU DEUS? ONDE ISSO VAI PARAR?”, diz a descrição de uma publicação no Facebook com o vídeo.
Um texto inserido no vídeo diz o seguinte: “Lula desdenha da bandeira do Brasil e exalta o lixo da bandeira do PT. VERGONHA”.
No trecho destacado, de apenas 12 segundos, Lula afirma: “Ele utiliza essa bandeira porque ele não tem o orgulho que eu tenho de dizer: ‘esse é o meu partido'”.
Uma reportagem do jornal O Tempo, localizada após uso da busca reversa de imagem do Google, mostra que a fala foi feita em 18 de setembro do ano passado, durante a disputa presidencial, em Florianópolis (SC). Na fala completa, Lula critica o uso político da bandeira do Brasil (aqui).
Normalmente um fascista que não tem partido político, que nunca organizou um partido político, que não gosta do povo, que não respeita ninguém, ele diz o seguinte: ‘O meu partido é o Brasil’. E eu queria dizer para ele que o Brasil não é partido, o Brasil é o nosso país. E que essa bandeira do Brasil aqui não é bandeira de um partido, essa bandeira aqui é a bandeira de 215 milhões de brasileiros que amam este país Lula, durante comício em Florianópolis (SC), em 18 de setembro de 2022..
Veja a apuração completa no site UOL Confere