Verificado: Polêmica nas Olimpíadas: aqui está o que sabemos sobre os boxeadores Imane…

Apurado pelo site Radio Canada 🇨🇦

A participação nas Olimpíadas de duas pugilistas desclassificadas no ano passado do Campeonato do Mundo está a causar polémica nas redes sociais, onde circulam alegremente informações por vezes contraditórias – nomeadamente sobre a sua identidade de género. Descriptografia.

Na quinta-feira, Khelif venceu sua primeira luta nos Jogos de 2024 em menos de um minuto após a aposentadoria da italiana Angela Carini . Isto provocou fortes reações, nomeadamente por parte do primeiro-ministro de Itália, Giorgia Meloni, que afirmou que atletas que tenham características genéticas masculinas não deveriam ser admitidos em competições femininas .

Imane Khelif e Lin Yu-ting foram desqualificadas do Campeonato Mundial de Boxe Amador em março de 2023 por serem reprovadas em um teste de feminilidade. No entanto, passaram em todos os testes necessários para participar nos Jogos de Paris, garante o Comité Olímpico Internacional (COI) num comunicado enviado à Rádio-Canadá.

Todos os atletas participantes do torneio de boxe dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 cumprem os regulamentos de elegibilidade e inscrição da competição, bem como todos os regulamentos médicos aplicáveis , afirmou o comunicado. Isto inclui a apresentação de atestado médico devidamente carimbado e assinado por autoridade médica competente nos três meses anteriores aos Jogos, de acordo com as regras da competição .

O porta-voz do COI, Mark Adams, indicou em entrevista coletiva na quarta-feira que os dois boxeadores são totalmente elegíveis .

São mulheres, competiram em Tóquio. Penso que teremos a responsabilidade de acalmar as coisas e não transformar isto numa espécie de caça às bruxas. São atletas regulares que competem há muitos anos no boxe , disse ele…

Veja a apuração completa no site Radio Canada 🇨🇦