Apurado pelo site E-Farças
O vídeo surgiu nas redes sociais no final de maio de 2023, e mostra a incrível habilidade de um piloto ao pousar em um porta-aviões, em alto-mar, depois de deixar a aeronave praticamente de pé.
O texto que acompanha as imagens afirma que o mundo está surpreso com a habilidade da aviação russa.
Será que o vídeo é real? Ele foi mesmo filmado durante uma manobra feita por um piloto russo?
Através de busca reversa de trechos do vídeo, que tem menos de 20 segundos de duração, encontramos a publicação mais antiga dessas imagens nas diversas redes sociais. O usuário Masterarm publicou o mesmo material no YouTube, no TikTok e no Instagram no mesmo dia 21 de maio de 2023, como podemos ver abaixo:
No TikTok, Masterarm conseguiu mais de 290 mil curtidas em seu vídeo, somando-se a outras 340 mil no Instagram e mais outras 4 mil curtidas no YouTube. Ele deixou avisado nas suas publicações que as imagens são de uma simulação feita em um jogo de computador, muita gente acreditou que o pouso foi real.
Procurando por “DCS”, sigla presente em quase todos os vídeos de aeronaves publicados nos perfis desse usuário, encontramos o jogo Digital Combate Simulator World. Desenvolvido pela Eagle Dinamics, o game tem como objetivo simular voos com diversas aeronaves, que vão de caças e aviões de pequeno porte.
No caso do avião mostrado no vídeo, trata-se do caça russo Su-27 Flanker (Sukhoi Su-27, no nome original russo) e seu simulador está à venda no site da empresa de jogos por U$ 14,99.
O caça real teve seu voo inaugural em 1977 (ainda apelidado de T10) e, ao todo, foram produzidas 680 unidades. A primeira versão produzida em série saiu da fábrica em 1982, entrando para as Forças Armadas Russas dois anos depois…
Veja a apuração completa no site E-Farças