Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
A desinformação que apresenta a Colômbia como a terceira economia que melhor se saiu no ano que termina poderia ter passado despercebida em meio às comemorações do Natal, se não fosse o impulso que lhe foi dado pelo presidente, Gustavo Petro, na noite de sábado , 23 de dezembro.
“O melhor desempenho econômico deste ano em toda a América Latina foi no México, Chile e Colômbia. Tres gobierno progresistas superando el estancamiento económico mundial” (sic), afirmó el jefe de Estado en una publicación de X (antes Twitter) a las 9:29 pm y su mensaje obtuvo 1,7 millones de reproducciones, 6.000 republicaciones y 14.000 ‘me gosta’.
Lá, o presidente utilizou uma imagem intitulada com o texto “Colômbia é a terceira economia da região com melhores resultados em 2023” (sic). Abaixo dela aparece a manchete “Qual economia teve melhor desempenho em 2023?”, atribuída ao semanário inglês The Economist, junto com uma tabela com um ranking onde estão indicados os lugares do Chile, na posição 7; O México, em 18º, e a Colômbia, empataram com a Holanda em 22º, que é a última fila visível.
Na Colombiacheck decidimos verificar esta publicação depois de vários usuários da Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre os quais apenas esses três latino-americanos foram incluídos; Ou seja, não é que sejam os “melhores”, mas sim que foram os únicos em todo o grupo estudado. A composição deturpa o artigo original.
Além disso, a Colômbia teve um desempenho melhor em 2022 em vários indicadores considerados naquele momento para uma classificação semelhante…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴