Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
O número corresponde à queda em janeiro nos homicídios dolosos em vias públicas em áreas de Rosário controladas pelas forças federais. Mas se forem incluídos os cometidos em domicílios particulares, a queda é de 29%. E em toda a cidade de Rosário, 9%.
O número mencionado pelo ministro da Segurança Nacional corresponde à queda – comparando janeiro de 2023 com o mesmo mês de 2024 – nos homicídios dolosos na via pública em áreas de Rosário controladas pelas forças federais.
Mas se os homicídios dolosos cometidos em residências particulares forem incluídos nas áreas controladas por essas forças, a queda é na verdade de 29%. E em toda a cidade de Rosário, 9%.
Os especialistas consultados afirmam que é prematuro atribuir esta diminuição exclusivamente à implementação do “Plano Bandera”, já que em outras localidades da província de Santa Fé os homicídios também diminuíram.
Através de mensagem na rede social os homicídios foram reduzidos em 57% em áreas controladas pelas forças federais.” Fê-lo através de um vídeo , no qual também afirmou que “em toda a cidade” os homicídios caíram 35%.
Isso é verdade, mas … Segundo o relatório oficial do Ministério da Segurança Nacional, a queda de 57% a que aludiu Bullrich – comparando janeiro de 2023 com o mesmo mês de 2024 – corresponde a homicídios dolosos em vias públicas em áreas controladas pelas forças federais, e a de 35% , a todos os homicídios dolosos em vias públicas de Rosário. Mas se somarmos os cometidos em residências particulares, a queda é menor: 29% nas áreas controladas pelas forças federais e 9% em toda a cidade.
Por outro lado, fontes consultadas indicaram que ainda é prematuro afirmar que a redução dos homicídios é explicada exclusivamente pelo “Plano Bandera”. Entre outros argumentos, indicaram que isso poderia ser devido a uma lógica de reorganização das próprias quadrilhas criminosas…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷