Apurado pelo site UOL Confere
São falsos os vídeos compartilhados nas redes sociais e que afirmam que o papa Leão 14 teria rezado por Jair Bolsonaro (PL) e o chamado de “um dos maiores apoiadores da Igreja” em sua primeira missa, ou “feito o L”, gesto alusivo ao presidente Lula (PT), em sua primeira aparição pública.
O novo pontífice não citou o ex-presidente em momento algum durante sua primeira missa. Já a imagem que mostra Leão 14 supostamente “fazendo o L” foi gerada por inteligência artificial.
A primeira publicação traz o seguinte texto: “Nesse Papa eu confio. Novo papa faz oração na sua primeira missa e cita Bolsonaro entre os líderes que apoiam a igreja ! Ex-presidente cai em lágrimas ao saber! Os Americanos são Conservadores, e teem sempre Deus em Primeiro”.
Um vídeo mescla imagens de Bolsonaro com as de Leão 14. Um narrador diz que “durante a homilia o mundo presenciou um momento inesperado e profundamente comovente”, com Leão 14 supostamente declarando que rezava pelos “líderes que defendem a liberdade religiosa mesmo diante da perseguição”, citando Bolsonaro, que teria “caído em lágrimas” ao tomar conhecimento do gesto.
A outra postagem mostra o pontífice supostamente fazendo a letra L, gesto relacionado aos apoiadores de Lula, com a mão direita. “Vamos ver quanto tempo vai demorar para os bolsominions chamarem o novo Papa de comunista…”, diz uma mensagem sobreposta à imagem.
Papa não citou Bolsonaro em missa. Em sua primeira celebração após ser nomeado como sucessor de Francisco, Leão 14 não mencionou Bolsonaro em momento algum, como se verifica na transcrição completa da missa (aqui, em inglês)…
Veja a apuração completa no site UOL Confere