Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Desde que ocorreu um terremoto de magnitude 6,8 em Marrocos , no dia 8 de setembro, vários vídeos que desinformam sobre o assunto foram divulgados nas redes sociais. Como no caso de um vídeo que foi compartilhado no TikTok com a legenda “assim foi forte o terremoto marroquino” e você pode ver aberturas no solo de onde jorra água, mas na realidade as imagens são de 2011 no Japão .
A publicação acumulou mais de 2 milhões de visualizações e 49 mil curtidas no TikTok. Alguns dos utilizadores que interagiram mostram a sua preocupação e pedem para “fazer orações” por Marrocos, enquanto outros asseguram que se trata de uma previsão bíblica.
Isto levanta a questão de saber se os seus filmes deveriam ou não ser exibidos em Veneza. O festival está dando aprovação a esses homens, dando-lhes tanta publicidade? Os jornalistas que escrevem sobre suas fitas também estão fazendo isso?
Nos primeiros 20 segundos da publicação desinformada, você vê um vídeo de uma fenda na terra de onde jorra água. Através de uma pesquisa reversa com a ferramenta xxx, El Sabueso descobriu que o vídeo original foi publicado em março de 2011 no canal “ faultbreak ” do YouTube.
Verificamos também: Este edifício não desabou em Marrocos após o terremoto, o vídeo é da Turquia
O vídeo explica o fenômeno da liquefação , que pode ocorrer após a presença de um movimento sísmico…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽