Verificado: Os robôs Optimus da Tesla eram autônomos mesmo?

Apurado pelo site E-Farças

Androides apresentados numa festa em Hollywood chamaram atenção por seus movimentos graciosos, mas levantaram dúvidas sobre seu funcionamento! Inteligência artificial?

No dia 10 de outubro de 2024, várias imagens começaram a se espalhar pela web, com vídeos de barmen-robôs servindo aos convidados em uma festa realizada nos estúdios da Warner Bros., em Hollywood. Os movimentos dos androides da fabricante de veículos Tesla eram tão perfeitos que levantaram suspeitas de que poderiam ter sido controlados remotamente por humanos. Mas será que eles eram ou não autônomos?

Poucas horas após o final da festa, especialistas começaram a elencar possíveis falhas que denunciaram o teatro por trás da apresentação: os robôs eram mesmo controlados à distância por humanos!

O especialista em tecnologia Robert Scoble, por exemplo, perguntou a um dos robôs humanoides o quanto de inteligência artificial ele continha. A resposta do robô (ou da voz do humano que o controla) respondeu: “não posso te confirmar, mas posso dizer que é pouca!”

O site Futurism cobriu a repercussão que o evento causou, conseguindo notas de especialistas da Tesla confirmando que os robôs dependeram de intervenção humana para funcionar. A revista eletrônica Bloomberg também ouviu fontes que disseram que os robôs Optimus estavam supostamente usando IA para andar, mas que dependiam da assistência de um humano próximo para conversar e fazer movimentos mais sutis.

Resumo em vídeo

Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:

Os robôs humanoides apresentados pela Tesla durante evento realizado nos estúdios da Warner Bros. precisaram de ajuda humana à distância para funcionar!         

..

Veja a apuração completa no site E-Farças