Verificado: ‘Os haitianos afirmam ter sido legados a EEUU há apenas 6 meses e você tem documentos de legalidade que permitem votar na Geórgia’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Um vídeo nas redes sociais sobre um estado-chave nas eleições de 2024 mostra o narrador admitindo uma ofensa grave relacionada ao voto nas eleições presidenciais.

É um vídeo que as autoridades suspeitam ser de influenciadores russos que tentam semear o caos antes das eleições. Isso segue um padrão que vimos em outros vídeos recentes .

O vídeo apareceu em 31 de outubro em diversas publicações no X em espanhol e em inglês . O vídeo mostra um homem que parece estar em um veículo com outras pessoas. O homem diz em inglês que são haitianos que chegaram aos Estados Unidos há seis meses e já possuem cidadania americana. 

“Vamos votar em Kamala Harris”, diz o homem no vídeo. “Ontem votamos no condado de Gwinnett e hoje votaremos no condado de Fulton.” Ambos os condados estão na Geórgia, um estado indeciso importante.

A câmera gira para mostrar o homem com quatro carteiras de motorista, com o que parece ser a mesma foto em todas elas. Então aparece outra mão, segurando mais quatro carteiras de motorista. O segundo conjunto de carteiras de motorista tem uma foto diferente…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸