Verificado: Obama criou departamento entregue a Elon Musk?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Publicação na internet sugere que foi Obama a criar o “DOGE”, gabinete de eficiência anunciado por Trump e através do qual a administração norte-americana pretende cortar em despesa e funcionários.
Publicação na internet sugere que foi Obama a criar o “DOGE”, gabinete de eficiência anunciado por Trump e através do qual a administração norte-americana pretende cortar em despesa e funcionários.

As redes sociais estão a ser palco de uma nova polémica gerada em torno do departamento de eficiência norte-americano, redinamizado pela administração Trump para fazer face a alegados gastos desnecessários na administração pública dos Estados Unidos. Desta vez, circulam publicações que sugerem que o gabinete já existia, tendo sido iniciado por Barack Obama — Presidente dos EUA entre 2009 e 2017 — e que Donald Trump se limitou a alterar o nome do organismo.

Numa das publicações em causa pode ler-se que “Trump e Musk não criaram nada. Obama é que criou. Obama criou o United States Digital Service (USDS) em 2014. Era para ser um remendo burocrático para corrigir o colapso do site Obamacare [um programa legislativo de reforma na Saúde para facilitar o acesso a cuidados médicos]. Avançando para 2025, Trump muda-lhe o nome para DOGE (United States DOGE Service). Mantém o acrónimo, mantém o financiamento, mas dá-lhe uma missão totalmente nova […] Obama criou o DOGE, e Trump está apenas a capitalizar à conta disso”.

Já antes de tomar posse, Donald Trump tinha avançado que iria nomear o multimilionário Elon Musk para chefiar o “DOGE”, o novo departamento de eficiência governamental dos Estados Unidos, uma entidade que, apesar de não pertencer oficialmente ao Executivo do Presidente, foi criada para gerir os gastos na função pública (cortando despesas consideradas desnecessárias), assim como para reduzir a burocracia e reestruturar as agências federais…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹