Verificado: O Zoom atualiza os termos após reação da mídia, dizendo que não usará seus dados para treinar IA

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: No início de agosto de 2023, houve um protesto público quando a grande mídia e as redes sociais relataram que os termos de serviço do Zoom permitiam que ele usasse dados de clientes para treinar modelos de inteligência artificial sem opção de exclusão. Dias depois, a empresa atualizou seus termos para informar que não utilizaria dados para essa finalidade. Mas a afirmação continuou a circular.

Rapidamente chegou às redes sociais, com um tweet particularmente popular com um link para o artigo que dizia: “Bem, é hora de aposentar o @Zoom, que basicamente quer usar/abusar de você para treinar sua IA”. O tweet foi visto mais de dois milhões de vezes. O link também foi postado , , e aqui . 

As postagens e o artigo afirmam que os termos de serviço (ToS) da empresa de teleconferência Zoom afirmam que a empresa pode usar dados dos clientes, inclusive do conteúdo das chamadas, para treinar inteligência artificial (IA), sem nenhuma maneira de os usuários “optarem por não participar”. ”. Nós investigamos isso. 

De acordo com o Stack Diary, os ToS da Zoom declararam explicitamente que poderia usar dados de clientes “para aprendizado de máquina e inteligência artificial, incluindo treinamento e ajuste de algoritmos e modelos”. O autor concluiu que a empresa não precisava fornecer uma “opção de exclusão” para usuários que não desejassem que seus dados fossem utilizados…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦