Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Não é recente um vídeo que mostra uma briga e pessoas gritando palavras de ordem contra Jorge Álvarez Máynez na Baja California Sur (BCS).
Na realidade, o acontecimento ocorreu em 2021, quando o agora candidato presidencial do Movimento Cidadão (MC) ocupava o cargo de secretário-geral de Acordos do partido laranja , e houve protestos por candidaturas locais.
“Atingiram até o FOSFO FOSFO do MC (cidadão morenacos) @AlvarezMaynez com o balde. Gritos de “covarde”, “vendido” e “traiçoeiro” saíram… (sic)”, lê-se numa publicação na plataforma X, antigo Twitter, que contém a gravação.
Acompanhe aqui a cobertura das eleições de 2024
Porém, El Sabueso realizou uma busca reversa no Google Lens com os frames do vídeo, obtidos com a ferramenta InVID, e encontrou notas jornalísticas que explicam que o evento ocorreu em março de 2021 , quando Lavinia Núñez Amao se inscreveu como candidata ao prefeito de La Paz, BCS, perante o Instituto Estadual Eleitoral (IEE).
“Com base na duração da busca (…), na temperatura da água, neste momento não acreditamos que encontraremos estas pessoas vivas”, disse o vice-almirante da Guarda Costeira, Shannon Gilreath, numa conferência de imprensa sobre o trabalho no Francis. Ponte Scott Key…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽