Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
O vídeo mostra a vida de uma família nômade e sua jornada pelas montanhas iranianas, não de pessoas entrando ilegalmente em Manipur vindos de Mianmar.
Manipur ainda está em fúria em meio aos contínuos confrontos étnicos entre os Meiteis e os Kukis. Ao abordar a violência em Manipur, o Ministro do Interior da União, Amit Shah, alegou que o conflito em Mianmar levou muitos Kukis a cruzarem de Mianmar para Manipur. Ele disse que a instabilidade política em Mianmar levou milhares de refugiados a fugir para Manipur através de uma fronteira porosa. O ministro acrescentou ainda que esse afluxo de pessoas de Mianmar gerou ansiedade entre a maioria da população Meitei em Manipur.
Neste contexto, um vídeo que mostra um grupo de pessoas, incluindo mulheres e crianças, movendo-se de um lugar para outro escalando montanhas se tornou viral na internet. Aqueles que compartilharam o vídeo alegaram que ele mostra pessoas de Mianmar entrando em Manipur ilegalmente. A legenda afirma: “Estrada de ladrões de Mianmar a Manipur. Como chegar à Índia arriscando suas vidas para salvar suas vidas e estragar a atmosfera da Índia aqui. Esta estrada de seis quilômetros tem que ser concluída em um dia”.
postagem no Facebook
–
Uma pesquisa reversa de imagens no Google com os quadros-chave do vídeo viral nos levou a uma postagem no Facebook de abril deste ano com o mesmo vídeo. O vídeo foi carregado com legendas curdas mencionando que as pessoas no vídeo são curdas, um grupo étnico que reside na região montanhosa do Curdistão.
postagem no Facebook
Em uma pesquisa mais aprofundada, encontramos uma versão mais longa do vídeo em um canal turco do YouTube chamado DENA em 12 de março de 2023. O canal mencionou que o vídeo é do Irã e carregou o vídeo com a legenda: “Uma família nômade iraniana com três filhos pequenos percorre um caminho difícil para chegar ao seu destino”…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳