Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Circula nas redes sociais um vídeo em que afirmam que “um agente da polícia israelita sentou-se sobre o corpo de uma criança palestiniana e estrangulou-a”, mas na realidade este vídeo foi gravado na Suécia em 2015 e a criança não morreu.
Através do VerifiChat nos enviaram o vídeo em que um homem uniformizado e com colete de segurança é visto imobilizando violentamente um menor e afirmam que isso aconteceu “durante um protesto contra a embaixada americana em Jerusalém”.
Você pode ler: Cuba não aderiu à aliança BRICS nem recebe recentemente alimentos da Rússia.
Com a ajuda do Google Lens realizamos uma pesquisa reversa de imagens e descobrimos que este vídeo foi realmente gravado na Suécia em 2015. Esta desinformação ocorre no contexto da intensificação da ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza.
Além disso, também não encontrámos relatos de quaisquer protestos recentes na embaixada dos EUA em Jerusalém, como afirma a publicação desinformadora. As notas que encontramos sobre protestos semelhantes são de 2018 , segundo a mídia.
Constatámos também que esta desinformação circula desde 2023 e que tem sido negada por diferentes meios de verificação desde então…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽