Verificado: O vídeo mostra que Hillary Clinton culpou as mudanças climáticas por vários eventos, incluindo a derrota nas eleições de 2016 e a morte de Jeffrey Epstein.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

As alterações climáticas fizeram com que os glaciares e as camadas de gelo encolhessem, as ondas de calor se intensificassem e as catástrofes naturais, como os incêndios florestais, se tornassem mais frequentes . Mas num vídeo que circula nas redes sociais, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton parece culpar as alterações climáticas por mais do que estes efeitos ambientais.

Um vídeo do Instagram de 17 de dezembro mostra um clipe de Clinton falando em um evento. “As mudanças climáticas são reais para todos”, ela supostamente diz no vídeo antes de culpar as mudanças climáticas por tudo, desde a infidelidade do marido até a morte de Jeffrey Epstein.

“Esses discos rígidos foram destruídos por causa das mudanças climáticas”, ela parece dizer no vídeo. “Meu marido voou para a ilha de Epstein 40 vezes por causa das mudanças climáticas. Perdi as eleições de 2016 por causa das mudanças climáticas. Meu marido me traiu por causa das mudanças climáticas. … Até Jeffrey Epstein morreu por causa das mudanças climáticas. Não fui eu. Definitivamente foram as mudanças climáticas.”

(Captura de tela do Instagram)..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸