Verificado: O vídeo mostra a primeira-dama Jill Biden chamando o presidente Joe Biden de ‘o maior líder de torcida do mundo pelas atrocidades que estão acontecendo agora em Gaza’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Um vídeo que circula nas redes sociais faz com que alguns usuários questionem se ele é autêntico ou não. Não é. 

“Meu nome é Jill Biden e quero falar sobre meu marido, Joe”, parece dizer a primeira-dama Jill Biden no vídeo. “Joe é o maior líder de torcida do mundo pelas atrocidades que estão acontecendo agora em Gaza.”

O vídeo então corta para um clipe de Joe Biden dizendo: “Os Estados Unidos estão com Israel”. 

Depois, uma voz que parece a de Jill Biden diz: “Neste momento, o governo extremista de direita de Israel está a fazer chover o inferno sobre os civis palestinianos. Eles mataram mais de 1.000 crianças nos últimos dias. Isto é um genocídio. Normal.” pessoas ao redor do mundo estão se levantando e exigindo o fim do horror. Mas o único que pode pará-lo é Joe. Os Estados Unidos da América estão apoiando as ações de Israel. E o contribuinte dos EUA está financiando isso. Então, vamos lá , Joe de Scranton. Diga ao israelense George W. Bush que não há mais dinheiro para suas bombas, corte o financiamento, peça um cessar-fogo, acabe com este maldito pesadelo. (Uma imagem do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu aparece na tela durante a menção de “George W. Bush israelense”.)..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸