Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
“Até barcos estão em Acapulco após a passagem do furacão Otis ”, mencionam duas postagens no Facebook e no TikTok, que mostram a gravação de um homem em um barco em uma avenida inundada. Porém, o vídeo não tem relação com a passagem do Furacão Otis .
O vídeo original foi publicado pela conta do Facebook Kabboul W Libanés, no dia 9 de outubro de 2023, durante a passagem da tempestade tropical Max na mesma entidade, que deixou dois mortos, danos materiais e inundações.
As postagens que desinformam acumularam 195 curtidas e 33 compartilhamentos no Facebook e no TikTok. Além disso, este vídeo retirado do contexto foi publicado por Jesús Ortega Martínez, ex-líder do Partido da Revolução Democrática (PRD) no X, antigo Twitter, com mais de 550 compartilhamentos, mil curtidas e 98 mil reproduções na referida rede social.
El Sabueso verificou diversas publicações desinformadas sobre o furacão Otis e seus danos em Guerrero . Deve-se notar que este tipo de publicações aumenta a confusão devido a esta emergência.
Devido à velocidade dos acontecimentos e à quantidade de questões que surgiram na última semana, um grupo de especialistas da BBC assumiu a tarefa de responder a algumas delas.
Publicações nas redes sociais compartilharam a gravação que mostra uma avenida alagada e um homem em um barco, supostamente após a passagem do furacão Otis em Acapulco, Guerrero…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽