Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Após os atos de violência de quinta-feira, 29 de agosto, em Culiacán , Sinaloa, circulou nas redes sociais um vídeo – gravado a partir de um veículo – mostrando dois corpos carbonizados em uma estrada de terra com areia marrom clara. No entanto, este material começou a circular no início do mês e não está relacionado com o último confronto entre forças armadas e civis em Sinaloa, mas foi gravado na Baixa Califórnia.
Na rede social 3º #culiacanazo no mandato de seis anos” e “ Não só estão atirando, mas queimando pessoas nos arredores de Culiacán. “Isso ficou feio CULIACAN (sic) ” . The Hound identificou pelo menos cinco publicações diferentes com mais de mil visualizações cada.
Na verdade, o vídeo começou a circular nas redes sociais no início do mês e, segundo a mídia local, o ocorrido ocorreu em Mexicali no sábado, 3 de agosto.
Leia também: Governo de Sinaloa garante que situação em Culiacán está “sob controle” após bloqueios; Eles descartam suspensão das aulas
Mas também sugere soluções como uma melhor protecção dos inquilinos contra despejos e sustenta que, apesar da “perpétua escassez” de habitação na América Latina, alguns países da região oferecem exemplos a ter em conta.
Uma busca reversa com a ferramenta RevEye nos levou a uma notícia publicada no portal NMás no dia 5 de agosto. O apresentador voltou ao mesmo vídeo em que uma pequena bandeira laranja é vista fixada no veículo onde foi registrada a descoberta e descreve que “dois corpos carbonizados foram localizados na via pública no ejido de Puebla de Mexicali”…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽