Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Os canadenses passam o inverno na Flórida há muito tempo, trocando as temperaturas gélidas pelas praias ensolaradas do Estado do Sol e gastando dinheiro em restaurantes e hotéis que atendem aos turistas canadenses.
Mas a retórica e as ações do presidente Donald Trump direcionadas ao Canadá fizeram com que alguns canadenses hesitassem em gastar dinheiro nos EUA. Trump disse repetidamente que o Canadá deveria se tornar o 51º estado dos EUA , chamou o então primeiro-ministro Justin Trudeau de “governador” e decretou tarifas substanciais .
Os canadenses responderam, “com licença?”, e em 28 de abril elegeram o partido liberal do primeiro-ministro Mark Carney . E, de acordo com um congressista da Flórida, muitos canadenses também abandonaram seus planos de viajar para a Flórida.
Em entrevista concedida em 1º de maio ao deputado Jared Moskowitz, democrata que representa partes dos condados de Broward e Palm Beach, Wolf Blitzer, da CNN, disse ter ouvido de amigos de Boca Raton, Flórida, que muitos canadenses não estão viajando para a Flórida devido às ações de Trump. Blitzer perguntou a Moskowitz: “Você notou uma queda no turismo canadense na Flórida?”
Moskowitz disse: “É 80% menos o que estamos vendo nos dados de viagens.”..
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸