Verificado: O suposto “ex-observador” que denuncia o tráfico de órgãos na Ucrânia não trabalhou para a OSCE

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

A mulher que aparece no vídeo viral é Vera Nikulina e não trabalha para a Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), mas para uma organização ligada ao Exército Russo

Circula um vídeo em russo com legendas em espanhol com o depoimento de uma mulher identificada como “Vera Vayiman, ex-observadora da OSCE”, que acusa a Ucrânia de promover o tráfico de órgãos com crianças. Na verdade, nem a pessoa que aparece nas imagens se chama “Vera Vayiman” nem foi colaboradora da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Seu nome verdadeiro é Vera Nikulina e há registros que a ligam à organização de veteranos do Exército Russo.

“Terrível e valiosa confissão sobre laboratórios na Ucrânia para o tráfico de órgãos infantis por Vera Vayiman, a ex-observadora da OSCE”, diz uma das muitas publicações que foram divulgadas com o referido vídeo. Nas imagens é possível ver como esta mulher acusa os militares ucranianos de “matar crianças” e traficar os seus órgãos em “laboratórios clandestinos”.

Apesar de o vídeo identificar a protagonista como “Vera Vayiman”, uma busca com ferramentas de reconhecimento facial rende uma infinidade de publicações ( 1 , 2 , 3 , 4 ) nas quais essa mesma pessoa é apresentada como “Vera Nikulina”, Вера Никулина em cirílico.

Segundo essas publicações, Nikulina ocupou o cargo de presidente da Câmara Juvenil da Duma de Vladivostok (Rússia) em 2014, enquanto um artigo mais recente —de 2019— esclarece que naquele ano ela trabalhou para a organização dos veteranos da Rússia army , a mesma organização que a condecorava por seu trabalho…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸