Verificado: O sitiado presidente do Quénia, Ruto, escolheu uma entrevista ao vivo para defender o seu histórico, mas será que as suas afirmações fizeram sentido?

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

O presidente estava certo sobre a massa salarial pública do Quénia, os níveis de dívida, os preços dos fertilizantes, as importações agrícolas, o financiamento judicial e a inflação.  

Numa entrevista televisiva em directo com três editores na State House, na capital, Nairobi, a 30 de Junho de 2020, Ruto fez afirmações sobre o seu desempenho, a situação contabilística do país, os preços dos alimentos e as dotações orçamentais, entre outros. 

Usamos nossas ferramentas de inteligência artificial para extrair afirmações verificáveis ​​da entrevista para uma análise mais detalhada.

O número total de pessoas sem emprego no país, os jovens que não trabalham na educação ou formação e até mesmo o número daqueles com diplomas, certificados e diplomas – são todos inferiores aos números de Ruto. – Makinia Juma. 

Além disso, a lei queniana exige que o ministro das finanças publique uma “demonstração das receitas reais” que mostre o montante total dos impostos cobrados e outras fontes de receitas, incluindo subsídios…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦