Verificado: O Quénia tem uma das taxas de suicídio mais elevadas de África? O que os dados dizem

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

O Quénia ocupa o 27º lugar entre 46 países da África Subsariana em termos de taxa de suicídio por 100.000 pessoas, de acordo com os melhores dados disponíveis.

Enquanto os quenianos debatiam as tendências do suicídio , a presidente do tribunal, Martha Koome, entregou uma série de propostas de alterações ao código penal do país ao presidente da assembleia nacional . 

Uma das propostas é a descriminalização da “tentativa de suicídio”, atualmente contravenção punível com pena máxima de dois anos de prisão ou multa a determinar pelos tribunais. Koome quer que a cláusula seja removida.

Em Outubro, os meios de comunicação social também noticiaram que o director do Ministério Público do país se tinha recusado a processar um homem que tinha tentado suicídio, porque isso se devia a uma doença mental e “seria semelhante a punir uma pessoa doente por estar doente”.

O suicídio é a morte causada por ferir a si mesmo com a intenção de morrer. Tentativa de suicídio é quando alguém se machuca com a intenção de acabar com a vida, mas não morre…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦