Verificado: O que se sabe sobre a relação de Horacio Rodríguez Larreta com René Favaloro

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Antes de morrer, o cirurgião cardíaco denunciou o PAMI em uma carta – da qual o atual presidenciável era o controlador na época – por uma série de dívidas com sua fundação. As responsabilidades correspondiam a faturas não pagas entre 1994 e 1995, anos em que principalmente Matilde Menéndez e Carlos Alderete dirigiram a obra social. Durante sua gestão à frente do PAMI, o atual chefe de governo enfrentou um processo por supostas irregularidades na campanha de vacinação contra a gripe, mas nenhum por corrupção relacionada à Fundação Favaloro. Além disso, no primeiro caso, ele foi demitido.
Antes de morrer, o cirurgião cardíaco havia denunciado em carta ao PAMI – do qual o atual candidato à presidência do Juntos pela Mudança era o controlador na época – por uma série de dívidas com sua fundação, e também havia indicado o pedido de propina.

A dívida correspondia a contas não pagas entre 1994 e 1995, anos em que Matilde Menéndez e Carlos Alderete dirigiram principalmente o trabalho social para aposentados. Rodríguez Larreta disse que esta dívida não foi verificada e, após a intervenção da Administração Geral da Nação a pedido da fundação, foi lançado um processo obrigatório de conciliação e auditoria.

Durante sua gestão à frente do PAMI, o atual chefe do Governo de Buenos Aires enfrentou um processo judicial por supostas irregularidades na campanha de vacinação contra a gripe, mas nenhum por corrupção relacionada à Fundação Favaloro. Além disso, no primeiro caso, ele foi demitido.

Nos últimos meses, voltaram a circular nas redes sociais vídeos e postagens associando o candidato presidencial do Juntos pela Mudança e atual chefe de Governo da Cidade de Buenos Aires, Horario Rodríguez Larreta , ao suicídio do cirurgião cardíaco René Favaloro , ocorrido em julho 29, 2000 (ver ). 

O tema esteve totalmente envolvido na campanha para as eleições de 2023 . Os candidatos presidenciais Sergio Massa (União pela Pátria), Patricia Bullrich (Juntos pela Mudança) e Javier Milei (La Libertad Avanza) se referiram ao tema nos últimos dias, assim como o presidente Alberto Fernández (Frente de Todos) e o deputado nacional Fernando Iglesias (Juntos pela Mudança). 

Mas por que Rodríguez Larreta está ligado a Favaloro? Que papel desempenhava o actual candidato presidencial no Instituto Nacional de Assistência Social aos Reformados e Pensionistas, mais conhecido por “PAMI”, à data da morte do cirurgião cardíaco? Você enfrentou algum processo legal sobre esse assunto? Como eles terminaram? Nós dizemos a você nesta nota…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷