Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula nas redes sociais um vídeo em que algumas crianças aparecem numa jaula e se afirma que são israelitas raptados pelo Hamas. Foi postado no TikTok antes da ofensiva do Hamas contra Israel e há um segundo vídeo postado posteriormente em resposta, no qual crianças aparecem sentadas na rua. Um especialista explicou que no áudio do vídeo se ouve o dialeto “khaleeji” do Golfo e não o sotaque palestino.
É compartilhado um vídeo que mostra crianças em uma jaula, alegando que são israelenses sequestrados pelo Hamas.
Foi postado no TikTok antes da ofensiva do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, e há um segundo vídeo postado posteriormente em resposta, no qual crianças aparecem sentadas na rua.
Um especialista explicou ao Factchequeado que no áudio do vídeo se ouve o dialeto “khaleeji” do Golfo e não o sotaque palestino.
“O Hamas divulga um vídeo com crianças israelenses que foram sequestradas ontem e colocadas em jaulas . ” Após o ataque a Israel pelo grupo classificado como terrorista Hamas e a resposta de Israel à guerra – com centenas de mortes em ambos os lados – circula um vídeo de 5 crianças colocadas numa jaula com comentários indicando que se tratam de menores israelitas raptados pelo Hamas.
O vídeo viral vem do TikTok e tem a marca d’água do usuário que o compartilhou ( @user6903068251281 ) e nele você pode ouvir alguém contando às crianças em árabe que elas se comportaram mal com ele enquanto riam. Em 9 de outubro de 2023, foi retirado da plataforma digital, embora também circule em outras plataformas. Isto é o que sabemos:
Também circulam diversas capturas de tela do vídeo das crianças na jaula em que se vê que foi publicado “há 4 dias”, ou seja, pelo menos 4 de outubro de 2023 se tomarmos a data em que a grande maioria do The capturas foram liberadas. Isto indica que o vídeo do TikTok foi partilhado dias antes do Hamas lançar a sua ofensiva contra Israel, na madrugada de 7 de outubro…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷