Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
Cinco dias depois que manifestantes liderados por jovens invadiram o prédio do parlamento do Quênia em junho de 2024, o sitiado presidente queniano William Ruto convocou três jornalistas importantes para sua residência na State House, em Nairóbi, para contar sua versão da história.
Mas o que ele esperava ser uma chance de falar com os quenianos se transformou em uma oportunidade de avaliar sua credibilidade.
“Você está ciente, Excelência, por exemplo, de que muitos quenianos cada vez mais não associam a verdade a você?”, questionou Linus Kaikai , diretor editorial da Citizen TV .
Quando Ruto começou a descartar a pergunta de Kaikai como uma “avaliação” pessoal, o editor veterano e apresentador de rádio de celebridades Eric Latiff interrompeu para dizer a Ruto que era um feedback do público.
“Perguntamos às pessoas antes de virmos aqui… ‘Que pergunta devemos fazer ao presidente esta noite?’ E a única coisa que muitos deles estavam dizendo é: ‘Quando ele vai parar de mentir?’”, disse Latiff…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦