Verificado: O presidente queniano Ruto não perguntou ao Banco Mundial se seu ‘funcionário’ Matiang’i pode se envolver na política do país

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Está circulando uma captura de tela do que parece ser um tuíte do presidente queniano William Ruto pedindo ao Banco Mundial que esclareça se “seu funcionário” Fred Matiang’i pode se envolver na política queniana. No entanto, o tuíte não é da conta oficial do presidente.

Diz : “Prezado Banco Mundial, Solicitamos respeitosamente esclarecimentos sobre os relatos de um de seus funcionários envolvido em assuntos políticos quenianos. Quais diretrizes regem a participação dos funcionários em assuntos de Estados soberanos? ”

Ele mostra um gráfico de campanha política com uma imagem de Matiang’i, um político e ex-secretário de gabinete no Quênia. 

O Banco Mundial é uma organização internacional que trabalha com governos para reduzir a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Alguns sites de notícias locais noticiaram que Matiang’i trabalha para a organização.

A captura de tela foi publicada apenas um dia após Matiang’i declarar que concorrerá à presidência em 2027. O Partido Jubilee , que foi o partido governante do Quênia entre 2017 e 2022, o apoiou como seu possível candidato presidencial…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦