Verificado: O presidente do WEF não admitiu que o programa Agenda 2030 da ONU está falhando

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 26 de setembro de 2023, foi postado no Facebook uma postagem que afirma que o presidente e fundador do Fórum Económico Mundial (WEF), Klaus Schwab, admitiu que «a Agenda 2030 está a falhar enquanto milhões de pessoas se rebelam contra a Nova Ordem Mundial». A publicação também afirma que, por esta razão, Schwab alertaria “os seus companheiros de elite” que “os seus programas de globalização e despovoamento foram expostos e devem agora ser intensificados” para terem sucesso.

Esta é uma notícia infundada.

A postagem em análise é a tradução de um artigo para o inglês Publicado sem 25 de setembro de 2023 por The People’s Voice ,anteriormente conhecido como NewsPunch ,site conhecido Para espalhar notícias falsas e infundadas sobre vários temas.

Agenda 2030é um programa das Nações Unidas (ONU) que visa o desenvolvimento sustentável, composto por 17 pontos e assinado em 25 de setembro de 2015 por 193 países. A Agenda 2030 estabelece um horizonte temporal (2030, precisamente) para alcançar determinados objectivos ligados à qualidade de vida humana e à sustentabilidade ambiental, como luta contra a pobreza, a igualdade de gênero, a luta contra as alterações climáticas e a consumo responsável. Em 2019, as Nações Unidas e o WEFeles assinaram um acordo estratégico para acelerar a implementação da Agenda 2030. Este programa estava conectado à teoria da conspiração infundada de «Nova ordem mundial», segundo o qual um pequeno número de pessoas muito influentes governam secretamente o mundo.

A notícia de que Klaus Schwab admitiu que o programa Agenda 2030 está a falhar não se reflecte em nenhum jornal internacional ou em qualquer declaração oficial do FEM. Contatado por colegas da Reuters ,Yann Zopf, porta-voz do WEF, negou a notícia, confirmando que “estas declarações são notícias falsas”…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹