Verificado: O presidente Alberto Fernández e a promessa: ‘Teremos um dólar competitivo para produzir e exportar’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Na campanha eleitoral de 2019, a conta oficial da Frente de Todos no Twitter difundiu esta promessa. A taxa de câmbio real caiu 45 pontos nos 4 anos de presidência de Alberto Fernández, o que tornou os produtos argentinos menos competitivos no mercado global.
Na campanha eleitoral de 2019, a conta oficial da Frente de Todos no Twitter difundiu esta promessa.

A taxa de câmbio real caiu 45 pontos nos 4 anos de presidência de Alberto Fernández. Isso tornou os produtos argentinos menos competitivos no mercado global.

As exportações aumentaram, mas isso ocorreu em consequência do aumento dos preços internacionais e não das quantidades produzidas e exportadas.

Na campanha eleitoral de 2019 , a conta oficial da Frente de Todos no Twitter difundiu diferentes propostas para as eleições presidenciais de outubro de 2019, nas quais o seu candidato, Alberto Fernández, finalmente venceu. Uma das promessas de campanha foi: “Teremos um dólar competitivo para produzir e exportar”.

– TOD☀️S (@FrenteDetodos) 31 de julho de 2019

Esta promessa permaneceu “não cumprida ” . O dólar fechou em dezembro de 2023 no seu nível mais baixo em termos de competitividade face a outros países desde 2015, segundo dados oficiais. Além disso, também caiu em termos reais no que diz respeito à inflação…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷