Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO : Um gráfico que circula nas redes sociais no Quênia alega que Jalang’o renunciou ao cargo de membro do parlamento de Lang’ata. No entanto, a comissão eleitoral negou isso.
Atribui a citação ao político queniano Felix Odiwuor , popularmente conhecido como Jalang’o, e apresenta sua foto. Ele é membro do parlamento pelo círculo eleitoral de Lang’ata , no condado de Nairobi.
A Comissão Eleitoral e de Fronteiras Independente (IEBC) é o órgão eleitoral do Quénia encarregado de organizar e supervisionar as eleições.
Em 6 de setembro de 2023, Odiwuor foi expulso do Movimento Democrático Laranja (ODM) por se associar abertamente e apoiar atividades de um partido político rival. Anteriormente, ele foi rotulado de “traidor” porque escolheu trabalhar com o governo do presidente William Ruto, apesar do ODM e do líder do partido Raila Odinga o terem impedido de o fazer.
Contudo, em 12 de Setembro, o Tribunal de Litígios dos Partidos Políticos emitiu ordens proibindo o ODM de expulsar e eliminar Odiwuor e outros membros do registo do partido…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦