Verificado: O PEC não ‘corrigiu’ o número de 6.402 vítimas de ‘falsos positivos’ nem confirmou que se trata de um mito

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Gato Chequeabot , nosso chatbot do WhatsApp no ​​qual os leitores podem enviar solicitações de verificação, recebeu um pedido para corroborar o que foi dito em um vídeo publicado pelo meio de comunicação El Meridiano: “ O JEP acaba de reconhecer que possui a lista de falsos positivos de 1934 [. ..] Onde estão os outros 4468? […] Dói ainda mais quando um número é inflado apenas em busca de benefícios políticos […] Do jeito que está, o número 6402 não existe. Por favor, vamos respeitar as vítimas .” 

A publicação acumulou 23 mil visualizações e acompanha o vídeo com o seguinte texto: “ #Colômbia | Por que falar de 6.402 falsos positivos quando não há nada que apoie isso? E a Jurisdição Especial para a Paz (JEP) revelou os nomes de 1.934 vítimas que, entre 2002 e 2008, foram apresentadas como os chamados ‘falsos positivos’, supostas vítimas de guerrilheiros caídos em combate apresentadas por alguns membros da força pública . #ElMeridianoTeUbica ”.

Da mesma forma, encontramos publicação semelhante na conta do Instagram ‘Impacto 24/7’, com um vídeo que atingiu 831 ‘curtidas’ no qual são feitas as seguintes afirmações: “ O JEP não conseguiu continuar apoiando a mentira dos 6.402 falsos positivos com os quais montaram toda uma campanha de ódio e difamação contra as forças públicas e os adversários da esquerda narco-guerrilheira […] Numa dolorosa conferência de imprensa acabaram por anunciar que em breve revelariam os nomes dos 1934 vítimas. Por que apenas esse número? ”. 

A filmagem vem acompanhada do seguinte texto: “ 🇨🇴A FARSA ACABOU | O PEC não conseguiu sustentar a mentira dos 6.402 falsos positivos, o slogan preferido da esquerda. Publicaram uma lista esquálida de 1900 nomes sem detalhes ou apoio ” (sic).

Na Colombiacheck investigamos o que foi dito nessas publicações e descobrimos que é questionável, porque embora a Jurisdição Especial para a Paz (JEP) tenha publicado os nomes de 1.934 vítimas de execuções extrajudiciais, este número não substitui o universo provisório de 6.402 assassinados ou desaparecidos pessoas para inflar as estatísticas de vítimas de combate que, segundo a instituição, continuam a ser verificadas…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴