Verificado: O novo ministro das finanças do Quénia apresenta números surpreendentes sobre dívida pública, empréstimos, procura de açúcar e IVA

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

O político de oposição de longa data John Mbadi foi nomeado novo ministro das Finanças do Quênia em 7 de agosto de 2024. Antes de sua nomeação, Mbadi era um crítico feroz das políticas econômicas do governo do presidente William Ruto . 

Com sua nomeação, espera-se que ele elabore novos planos de impostos para aumentar a receita do governo. Ele deu a entender que reintroduziria algumas cláusulas de um projeto de lei de finanças extremamente controverso que foi descartado, custando a cabeça de seu antecessor.

Em 22 de agosto de 2024, quinze dias após assumir o cargo, o crítico que virou insider foi entrevistado na Citizen TV , o canal de televisão mais assistido do país, para explicar seus planos para a economia em dificuldades. 

Mbadi falou sobre a dívida pública angustiante que está sufocando os gastos do governo, a relação controversa com o Fundo Monetário Internacional e as novas medidas fiscais em meio a apelos públicos por austeridade. 

O ministro fez alegações sobre dívida pública, taxas de juros em empréstimos bilaterais, seus planos para a vital indústria açucareira e imposto sobre valor agregado (IVA). Nós checamos os fatos de suas alegações em relação aos dados disponíveis publicamente…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦