Verificado: O ministro das Finanças do Níger não aparece a chorar neste vídeo antes de uma possível execução após o golpe

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

O vídeo circula desde dezembro de 2021, ou seja, antes do golpe no Níger e quem aparece chorando é o ex-ministro da Justiça Marou Amadou

Viralizou-se nas redes sociais um vídeo em que um homem aparece a chorar durante vários segundos, em frente a um microfone colocado sobre uma mesa, enquanto cobre a cara com parte de um lenço que usa ao pescoço. Quando consegue se acalmar, bebe água, põe os óculos e parece se preparar para iniciar ou continuar um discurso ao microfone. Esta pessoa, segundo os conteúdos que se têm tornado virais em redes como o Facebook e o Twitter, seria o atual Ministro das Finanças do Níger. O motivo das lágrimas, dizem nas mensagens que acompanham o vídeo, seria ter recebido notícias da “Nova Junta Militar” após o golpe no Níger. Segundo essa suposta notificação, este dirigente teria “48 horas” para “justificar todo o dinheiro roubado à nação” ou “será fuzilado ou preso”. No entanto, é uma farsa. 

Quem aparece na gravação não é o atual ministro das Finanças do Níger, mas sim o ex-ministro da Justiça Marou Amadou. Além disso, o vídeo não tem relação com o golpe de Estado perpetrado por um grupo de militares em 26 de julho de 2023, pois se trata de uma gravação que circula, pelo menos, desde dezembro de 2021. 

O vídeo que se tornou viral dura 27 segundos. É um único plano em que você pode ver um homem vestido de azul com um lenço verde no pescoço que ele usa para cobrir o rosto enquanto chora. Ele está sentado a uma mesa onde se vê um microfone dentro de uma sala com paredes claras. Quando consegue se acalmar, o homem coloca os óculos e bebe água antes de se aproximar do ônibus. Esta gravação é agora transmitida, aproveitando o contexto do golpe no Níger, com mensagens como a seguinte: “Ministra das Finanças a chorar ao receber a notícia da Nova Junta Militar”. Acrescentam que “tem 48 horas para justificar todo o dinheiro roubado à nação” e que se não o fizer “será fuzilado ou preso”. No entanto, é uma farsa uma vez que nem a pessoa que aparece é o atual Ministro das Finanças nem o vídeo está relacionado com o último golpe no Níger. É um vídeo antigo.

Nas mensagens que acompanham a gravação, é assegurado que quem desata a chorar é o “Ministro das Finanças”, sem especificar o nome desta pessoa. Na verdade, quem aparece no vídeo é Marou Amadou, o ex-ministro da Justiça do Níger que ocupou o cargo de abril de 2011 a abril de 2021. Ou seja, ele terminou o mandato antes do golpe no Níger, ocorrido em 26 de julho de 2023…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸