Apurado pelo site Snopes
Relatos históricos retratam Joseph Smith, fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, como uma figura religiosa controversa do século XIX. Alguns contam a história de um líder piedoso e humilde, enquanto outros afirmam que o jovem era um tirano determinado a seguir seus caminhos.
A alegação de que Smith foi o primeiro candidato presidencial dos EUA a ser assassinado circulou online durante anos, aparecendo em plataformas como Reddit , X e Quora .
Snopes leu documentos históricos e determinou que Smith realmente anunciou uma candidatura presidencial em janeiro de 1844. Relatos de testemunhas oculares confirmam que Smith foi morto por uma multidão em junho do mesmo ano, quando estava sob custódia em uma prisão de Illinois. No entanto, o nome de Smith não apareceu nas urnas nacionais, nem foi endossado por nenhum dos principais partidos da época. Além disso, seu assassinato não está registrado nos registros oficiais do Congresso . Os estudiosos debatem as intenções por trás de sua campanha.
Um relatório de 2008 ao Congresso, ” Agressões diretas contra presidentes, presidentes eleitos e candidatos “, categorizou apenas três incidentes como assassinatos ou tentativas de assassinato de candidatos presidenciais dos EUA:
Smith, que fundou a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias — amplamente conhecida como Igreja Mórmon — após a publicação do Livro de Mórmon, nasceu em 1805, segundo registros publicados pela igreja . Ele serviu como primeiro presidente e presbítero da igreja antes de ser morto em 27 de junho de 1844, em Carthage, Illinois.
Smith lançou uma campanha presidencial no final de janeiro daquele ano, mas os estudiosos discordam sobre se foi uma tentativa política séria ou uma tentativa de servir como “apenas um candidato de protesto concorrendo para aumentar a conscientização sobre a situação dos mórmons”, de acordo com um trecho publicado pelo Centro de Estudos Religiosos da Universidade Brigham Young . A sua plataforma de campanha foi resumida num panfleto intitulado ” Opiniões do General Smith sobre o poder e a política do governo “, que se centrava nas protecções federais para o culto religioso e na abolição da escravatura, entre outras coisas…
Veja a apuração completa no site Snopes