Verificado: O filme da Barbie acabou com o estoque de tinta rosa do planeta?

Apurado pelo site E-Farças

A notícia surgiu em diversos sites e blogs desde a segunda quinzena de julho de 2023, juntamente com a estreia do filme Barbie. De acordo com o que foi espalhado, a produção do longa-metragem estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling teria usado uma quantidade imensa de tinta rosa e isso acabou com o estoque desse produto no mundo todo!

Será que isso é verdade ou mentira?

Não foi bem assim!

Essa história surgiu após a publicação de uma entrevista feita com a diretora Greta Gerwig pela revista de arquitetura Architectural Digest, no final de maio de 2023, sobre como foi a produção do filme Barbie. Além da diretora e co-roteirista, a revista também ouviu a cenógrafa Katie Spencer e a design de produção Sarah Greenwood.  

No finalzinho da entrevista, Greenwood diz que a produção do longa causou uma corrida internacional de um tom específico e fluorescente da cor rosa, fornecida pela empresa Rosco e ironiza, dizendo em tom de brincadeira que “o mundo ficou sem rosa”. 

A companhia citada pela produtora Sarah Greenwood, chamada Rosco, é uma das mais importantes fornecedoras de tintas e demais produtos cenográficos da indústria do cinema, com sede em vários países – até aqui no Brasil.

A vice-presidente de marketing global da Rosco, Lauren Proud, deu entrevistas esclarecendo que o filme da Barbie não acabou com o estoque de tinta rosa do mundo. Na verdade, explica Lauren, a empresa sofreu – juntamente com a maioria das companhias que dependiam de logística – com a pandemia do coronavírus, que interrompeu a cadeia de entrega de suprimentos no mundo todo.

Ainda, para piorar ainda mais a situação da Rosco, a instituição teve que lidar com a crise energética de fevereiro de 2021, quando fortes tempestades atingiram o Texas, estragando parte da matéria-prima essencial para a fabricação da tinta. 

Lauren disse que a escassez do material já existia mesmo antes do início da produção de Barbie…

Veja a apuração completa no site E-Farças