Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO : Esta foto da embaixadora dos EUA no Quénia, Meg Whitman, reunida com o líder da oposição Raila Odinga não foi tirada em agosto de 2023. Eles também não se encontraram para Whitman pedir desculpa pelos seus comentários sobre as eleições gerais de 2022 no Quénia.
Uma das legendas diz : “ATUALIZAÇÃO: A Embaixadora dos EUA no Quênia, Meg Whitman, e o Senador dos EUA, Chris Coons, pediram desculpas ao Rt.Hon.Raila Odinga. Eles ainda estão em uma reunião a portas fechadas.”
A fotografia mostra Odinga numa sala de conferências com a embaixadora dos EUA no Quénia, Meg Whitman, e outros delegados.
A fotografia foi publicada nas redes sociais um dia depois de Odinga, líder da coligação Azimio la Umoja One Kenya, ter atacado Whitman pelos seus comentários de que as eleições gerais de Agosto de 2022 foram as eleições mais credíveis que o Quénia alguma vez realizou.
Odinga acusou a embaixadora de ultrapassar o seu mandato diplomático e de interferir nos assuntos internos do Quénia, e ameaçou pedir ao governo dos EUA que a destituísse…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦