Verificado: ‘O Congo, a África, acabou de libertar muitas pessoas, muitas pessoas das suas prisões e cadeias e trouxe-as para os Estados Unidos da América.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Um tema persistente da falsa retórica de imigração do ex-presidente Donald Trump é que os imigrantes atravessam a fronteira depois de saírem de instituições psiquiátricas, cadeias ou prisões.

Ele fez tais afirmações amplamente sobre os imigrantes e, especificamente, sobre as pessoas da Venezuela e da República Democrática do Congo .

“O Congo acaba de libertar muitas pessoas da prisão”, disse Trump em 31 de Maio, após a sua condenação em Nova Iorque por falsificação de registos comerciais. “O Congo, a África, acabaram de libertar muitas pessoas, muitas pessoas das suas prisões e cadeias e trouxeram-nas para os Estados Unidos da América.”

Não encontrámos provas de que o governo do Congo liberte prisioneiros e os envie para os Estados Unidos. Anteriormente também não pudemos corroborar a afirmação sobre massas de prisioneiros venezuelanos vindo para os EUA..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸