Verificado: O comunicado de imprensa do banco central da Nigéria sobre o uso de moedas estrangeiras é de 2015, e não do esforço de 2024 para fortalecer a naira

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Um comunicado de imprensa que circulou nas redes sociais na Nigéria em Fevereiro de 2024 é de 2015, quando o banco central do país esperava encorajar os nigerianos a usar a naira e não a moeda estrangeira. Não faz parte dos esforços mais recentes do novo governador do CBN para fortalecer a naira.

A postagem, datada de 4 de fevereiro de 2024, diz : “Obrigado @cenbank por esta diretriz. Imagine que existe uma universidade privada nigeriana, operando no mercado nigeriano, de propriedade de um nigeriano, que cobra taxas escolares e acessórios em dólares. Muitas outras empresas nacionais que realizam transações em Forex.” 

O comunicado de imprensa lembra aos nigerianos a Lei CBN de 2007 , que afirmava que apenas a naira emitida pelo banco tinha curso legal na Nigéria. O comunicado de imprensa apela então aos que utilizam moedas estrangeiras para voltarem à naira.

O comunicado de imprensa também afirma que as pessoas que infringirem a disposição são culpadas de um delito e “serão sujeitas, em caso de condenação, a uma multa prescrita ou a seis meses de prisão”.

Em 9 de Fevereiro de 2024, Yemi Cardoso, o recém-nomeado governador do CBN, e o Senado nigeriano reuniram-se para discutir o estado da economia e o declínio acentuado que a naira tinha experimentado nos meses anteriores…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦