Apurado pelo site Facta 🇮🇹
No dia 31 de outubro, a equipe editorial do Facta.news recebeu uma reportagem via WhatsApp pedindo a verificação de um vídeo Publicado no TikTok no mesmo dia. A filmagem mostra um suposto artigo publicado em 30 de outubro de 2023, intitulado “CDC alerta que as vacinas COVID-19 encurtam a vida útil em pelo menos 24 anos”. Segundo o que lemos no artigo, «cada dose da vacina mRNA aumentou a mortalidade em 7% no ano de 2022 em comparação com a mortalidade no ano de 2021. Então, se recebesse 5 doses, tinha 35% mais probabilidades de morrer». Além disso, segundo estudo da Cleveland Clinic (Estados Unidos) “quanto maiores as doses da vacina original que você tomou, maior a probabilidade de contrair covid”.
Esta é uma série de notícias falsas.
O conteúdo que estamos verificando é a tradução italiana do artigo Publicado originalmente em inglês no The People’s Voice, anteriormente conhecido como NewsPunch, conhecido por espalhar notícias falso e infundado sobre vários temas.
Ao contrário do que é relatado no artigo, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) – a Agência de Saúde Pública dos EUA – nunca disse que as vacinas encurtam a esperança de vida. Na verdade, o próprio CDC eles reiteraram em várias ocasiões que as vacinas anti-Covid “são seguras e eficazes”, sendo a vacinação recomendada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade.
Em agosto de 2022, a Agência, em vez disso, Publicado a relação na expectativa da vida média nos Estados Unidos explicando como em 2021 esta caiu para 76,1 anos face aos 77 em 2020. Esta descida ocorreu pelo segundo ano consecutivo, tendo em conta que também em 2020, face a 2019, a esperança de vida baixou. A pandemia de Covid-19 é citada entre os principais motivos: o número de mortes devido ao vírus SARS-CoV-2 contribuiu de facto significativamente para a redução da esperança de vida. Outras causas incluem acidentes e lesões não intencionais, incluindo overdose. Em nenhum lugar do relatório as vacinas contra a Covid-19 são apontadas como causa da menor expectativa de vida…