Apurado pelo site UOL Confere
No debate da Globo, o último desta eleição, Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) deram declarações falsas e distorcidas.
O UOL Confere checou as falas do candidatos à Prefeitura de São Paulo. Leia a seguir:
Já sobre a gratuidade, é verdade que pessoas cadastradas no CadÚnico têm direito ao enterro gratuito. O serviço oferecido é apenas o sepultamento, sem velório, e é realizado em apenas quatro cemitérios da cidade (aqui). A pessoa solicitante cadastrada no CadÚnico deve comprovar renda per capita de até meio salário mínimo ou renda mensal familiar de até três salários mínimos.
A tabela de preço [dos serviços funerários] é a tabela de 2019. Todo mundo que está no CadÚnico, todos que estão no CadÚnico, têm o acesso gratuito e você pode pagar com 25% de desconto para o enterro social. (…) O contrato estipula que o preço da tabela de 2019 para os seis itens são os preços congelados.
FALSO. Os documentos que tratam sobre a política tarifária dos serviços funerários no contrato entre a prefeitura e as concessionárias () não afirmam que os preços estão congelados e nem por quanto tempo. O anexo VI do edital de licitação estabelece os valores máximos que as concessionárias podem cobrar pelos serviços. Há previsão de reajustes. Além disso, após a concessão dos cemitérios no ano passado, houve aumento de 400% nos valores dos serviços funerários.
Já sobre a gratuidade, é verdade que pessoas cadastradas no CadÚnico têm direito ao enterro gratuito. O serviço oferecido é apenas o sepultamento, sem velório, e é realizado em apenas quatro cemitérios da cidade (aqui). A pessoa solicitante cadastrada no CadÚnico deve comprovar renda per capita de até meio salário mínimo ou renda mensal familiar de até três salários mínimos…
Veja a apuração completa no site UOL Confere